English

Conselhos de viagem: Antes de Viajar

Medicina


- As vacinas necessárias devem ser aplicadas com antecedência para que produzem efeito protector adequado (para algumas é preciso mais que uma dose). Os medicamentos profiláticos, quando indicados, devem ser iniciados antes da viagem, para a detecção de possíveis efeitos colaterais.

- Planeie detalhadamente o seu roteiro. Leve em consideração as diferenças climáticas, de altitude e de fuso horário. Comece a adaptar, progressivamente os horários, uns dias antes, de forma a aproximar-se do horário do destino.

- As exigências em relação ás vacinas podem variar de um país para outro e também ao longo do tempo. Antes de viajar verifique sempre estas exigências nas embaixadas ou consulados.

- Procure orientação médica com antecedência de pelo menos 30 dias.

- Verifique os riscos de aquisição de doenças nos lugares para onde vai viajar.

- As vacinas exigidas e recomendadas nem sempre são as mesmas. Informe-se sobre as necessidades de actualização de vacinas e da adopção de outras medidas de protecção para reduzir o risco de aquisição de doenças.

- Existem áreas de risco de transmissão de febre amarela em todas as regiões do Brasil, além de outros países da América Latina e da África.

- Em diversos países (África, América Central e do Sul, Subcontinente Indiano, sudeste Asiático, etc) é exigido Certificado Internacional de Vacinação contra Febre-amarela, como condição para entrada. Para o certificado ser válido a vacina deve ser aplicada com 10 dias antes da viagem.

- O risco de aquisição de malária é elevado no Brasil na Região da Amazónica, principalmente nos municípios do interior. Nas capitais dos estados desta Região o risco é, em geral, pequeno, mas eventualmente ocorrem surtos de transmissão da doença.

- Não existe vacina para a malária. Observe sempre as medidas de protecção contra insectos. Eventualmente pode estar indicado o uso de medicamentos quimioprofiláticos.

- Consulte o seu médico se estiver sob o tratamento de qualquer doença (diabetes, doenças cardíacas ou pulmonares, etc) ou em uso de qualquer medicamento.

- Caso faça uso de medicamentos, obtenha um certificado médico especificando o medicamento, o seu princípio activo e a quantidade que estará em seu poder. Isto é importante para as inspecções alfandegárias.

- As pessoas com dietas especiais, oxigénio e deficientes físicos, que necessitam de auxílio para locomoção, devem entrar em contacto com a companhia aérea com antecedência.

- Viaje transportando os medicamentos consigo, na bagagem de mão, em vez de as colocar na bagagem de porão.

- Faça uma revisão dentária.

 

Legalidade da Documentação


-Faça uma cópia dos documentos e guarde-as separadamente dos originais. Isto facilitará a obtenção de novos documentos, caso venha a perdê-los.

- Preencha a última folha do passaporte informando quem deve ser avisada em caso de emergência.

-Tenha à mão os endereços e os telefones das representações diplomáticas do país para onde vai viajar. Isto pode ser importante caso venha a ter problemas jurídicos ou médicos.

- Procure saber ou respeite as leis, costumes e tradições culturais dos lugares por onde passar.

- Informe-se sobre a situação política e de saúde dos lugares para onde se vai deslocar.

- Ao realizar a sua inscrição em qualquer circuito ou estadia, confirme perante o seu agente de viagens o tipo de documentação necessária para levar na viagem como bilhete de identidade, passaporte com validade superior a seis meses após o final da viagem e eventual visto.

- As crianças que viajam sem os seus legais tutores, terão obrigatoriamente que se fazer acompanhar das respectivas autorizações legais.

 

Seguro de Viagem


- Todos os participantes nas nossas viagens têm obrigatoriamente de estar cobertos por um seguro, incluído no custo da viagem, que garanta pelo menos o repatriamento, transporte sanitário e despesas médicas, farmacêuticas e de hospitalização, e o extravio ou a deterioração de bagagem durante o período da viagem.

As coberturas do seguro que lhe propomos, são obrigatórias para todos os participantes que viajem para fora de Portugal Continental

 

Telefone

- Se deseja levar o seu telefone portátil, accione com a devida antecedência o sistema “roaming” do mesmo, junto do respectivo operador.

Alimentação e Bebidas

- Coma refeições leves e equilibradas antes de viajar e evite bebidas alcoólicas ou gasosas.

Moeda

- Faça-se acompanhar de dinheiro em espécie para evitar qualquer contratempo relacionado com pagamentos, não invalidando a utilização do cartão de crédito, como é óbvio. Antes de partir faça-se munir dos números de telefone das instituições a quem deverá contactar anomalias de funcionamento ou extravio do respectivo cartão de crédito.

Assuntos vários


- Deve Providenciar pagamentos inadiáveis durante a sua ausência (ex. telefone, renda, gás, electricidade,…)

- Pode comunicar à PSP ou GNR da sua área que se vai ausentar para assim ser exercida maior vigilância.

 

 
Powered by Bits e Saberes